História






Março de 2012 – O ator e diretor Alex Cassiano conhece o Ator Luis Marinho, eles trocam experiência e Alex comentou de sua pretensão para fazer cultural da cidade, nesta audaciosa empreitada, estava à criação de um grupo de teatro, que pudesse fomentar e valorizar o mercado cultural da cidade de Apodi, Rio Grande do Norte. Foi a parti desde momento, que surge a Companhia Teatral Casarão.

Abril de 2012 – A fim de oportunizar e fomentar o incentivo a cultura local a Cia. Teatral Casarão juntamente com os produtores da ARD, Associação Raimunda Dantas, cria o projeto do Auto da Paixão de Cristo do Apodi, projeto que foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Apodi, através do programa Pro-Jovem Adolescente, pois o projeto visava e atuava com jovens em vulnerabilidade social.

Junho de 2012 – A ARD, Associação Raimunda Dantas através da Cia. Teatral Casarão com intuito ao fomento cultural e a continuidade do trabalho artístico da Companhia realiza o Auto de São João Batista de Apodi, projeto este que foi contemplado pela Paroquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, do município de Apodi, Rio Grande do Norte.

Agosto de 2012 – A Companhia Teatral Casarão tem a montagem do espetáculo que homenagearia a pioneira do teatro em Apodi, (Dona Mundinha Dantas) contemplado dentro da Extensão do Agosto da Alegria do Vale do Apodi, evento organizado pela 13ª Dired. O espetáculo contou a vida e morte dessa mulher que tanto contribui-o e contribui para cultura apodiense. Raimunda Dantas, a primeira teatróloga de Apodi, nomeia também em sua homenagem a Associação na qual a Companhia faz parte, a ARD, Associação Raimunda Dantas.

Novembro de 2012 – A Companhia monta e executa o espetáculo “Empendedolismo”, um esquete teatral que brinca com a triste realidade dos abusos de autoridades dentro das empresas brasileiras, um esquete cheio de sátiras e dinâmicas cênicas de ritmo alucinante, os espectadores aprendem ao mesmo ritmo que se é arrancado vossas risadas. Este espetáculo foi contemplado pelo SEBRAE/RN, e foi apresentado dentro da 01ª Semana Global de Empreendedorismo - Brasil.

Dezembro de 2012 – A Companhia encerra seu ano participado com o esquete teatral “Empendedolismo” no 2ª Festival de Artes Integradas de Apodi, Rio Grande do Norte, realizado pela ARD, Associação Raimunda Dantas.

Março de 2013 – A ARD, Associação Raimunda Dantas, a Paroquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista e a Companhia Teatral Casarão realiza a Campanha (Paixão por Paixão), a fim de angariar fundos para a realização da 2ª Edição do Auto da Paixão de Cristo de Apodi.

Abril de 2013 – A Companhia participa da realização da 2ª Edição do Auto da Paixão de Cristo de Apodi, fornecendo profissionais de atuação e direção cênica. A montagem desse espetáculo não teve apoio de nenhum edital ou premiação de incentivo a cultura, sendo realizado com o apoio da população e do comercio apodiense, que consolidou-se com a causa e fizeram com que o espetáculo acontecesse.

Abril de 2013 – A Companhia Teatral Casarão juntamente da ARD, Associação Raimunda Dantas, lança o projeto “Casarão das Artes” ou “Oficinas no Casarão”, que visa à democratização e o fomento ao gosto cultural, realizando oficinas de artes cênicas de preparação e capacitação na área do teatro. As oficinas são destinadas a toda a população apodiense com ou sem experiência cênica, e visa apresenta o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos atores da Cia. na montagem do espetáculo “Empendedolismo”.

Junho de 2013 - 2ª Edição do Auto de São João Batista de Apodi, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, a Companhia Teatral e a ARD, Associação Raimunda Dantas realiza com o apoio da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista a Segunda Edição deste espetáculo, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no passado e buscando o profissionalismo desde pessoal que ate então eram jovens sem rumos, e agora, são artistas de nossa terra.

Julho de 2013 – A ARD, Associação Raimunda Dantas e a Companhia Teatral Casarão, realizam o (Cine Casarão), que são seções de cinema itinerantes pelos bairros e comunidades carentes da cidade de Apodi, Rio Grande do Norte. Este projeto foi contemplado pelas Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social. O projeto percorre vários bairros do município e tem um índice de aceitação surpreendente em toda a cidade.

Agosto de 2013 – A Companhia teve novamente a montagem de um espetáculo contemplado dentro da Extensão do Agosto da Alegria do Vale do Apodi, realizado pela 13ª Dired. Desta vez, o espetáculo montando e executado pela Companhia foi a “Comedia de Circo” ou “Comendy Circus”. Um espetáculo baseado no filme “O Circo” do diretor, escritor e ator Charlie Chaplin.

Outubro de 2013 – A Companhia Teatral Casarão realiza a montagem e execução de uma adaptação livre dos textos “Os Músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm e os “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda. O espetáculo levou o nome “Os Saltimbancos” a fim de homenagear a versão adaptada por Chico Buarque. Este espetáculo foi contemplado pela Secretaria de Municipal Assistência Social de Apodi, e fez parte dos festejos do Dia das Crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário